top of page

Consultoria para Carreira em Investment Banking

Como você pode imaginar, diversas pessoas nos pedem consultoria de carreira, seja pelo meu background, seja pelos treinamentos que eu aplico. Infelizmente eu não consigo resolver esta questão pois o tema é muito delicado e eu não o conheço o suficiente para avaliar qual seria a melhor opção para você. Não veja isso como má vontade, mas como uma limitação. Mas talvez eu possa te ajudar com algumas idéias.


Eu sempre digo para as pessoas buscarem os seus sonhos, mas com cuidado pois elas podem conseguir realizá-los. Antes de mais nada, avalie se é isso que você realmente quer. Eu sei que você tem a resposta pronta: “SIM”. Mas aceite o meu conselho e busque conversar com outras pessoas, estudar mais a indústria e no mínimo, acompanhar as transações que estão acontecendo no mercado brasileiro e internacional.


Quanto a entrar na indústria, este é um mercado super competitivo e se você não tem mais tempo de estagiar na área, sim, você está atrasado. Sua melhor chance é entrar em IB de alguma forma (seja pela porta que for... a que se abrir para você). Pode ser uma consultoria, uma boutique ou ainda a área de M&A de uma empresa. Talvez você consiga uma oportunidade em banco (menos provável para alguém mais maduro). Uma vez dentro, é trabalhar duro e ir para uma casa melhor quando o mercado melhorar (hoje em dia, é melhor firmar o pé nessa casa mesmo e evitar des-sabores futuros). Sua outra opção é fazer um MBA nos EUA, mas isso também vai demandar uma experiência profissional de ao menos 2 anos, e de preferência em uma empresa multinacional. Quanto melhor o MBA, maior a probabilidade de você ser contratado por um bom banco.


Se você ainda tem tempo de estagiar na área, busque este caminho. Entenda as diferenças entre Boutiques, Bancos locais e Bancos internacionais. O mercado é também concorrido para estágio, então invista, se diferencie. Neste caso também, onde você estuda será determinante para onde você irá trabalhar. Apure seu Inglês – é fundamental. Algumas pessoas se matriculam em uma segunda faculdade para ter a possibilidade de estagiar. Conheça a faculdade da Saint Paul Escola de Negócios - você vai se surpreender.


Em 2009, quando eu voltei de NY para SP como Director do Deutsche Bank para Investment Banking, eu fiz uma parceria com a Saint Paul Escola de Negócios. Lançamos o curso Introdução para Investment Banking, cujo objetivo é apresentar a indústria e dar os fundamentos mínimos para aqueles que buscam trabalhar na área. Tenho muito orgulho deste curso que já ajudou muita gente a realizar seus sonhos. Infelizmente não realizamos os sonhos de todo mundo! Alguns anos depois, lançamos o curso Investment Banking Avançado, inspirado no treinamento que fazíamos no Deutsche Bank em NY – eu fazia parte do comitê de treinamento de analistas e associates. No IB Avançado, buscamos replicar a experiência em um banco de investimentos, separamos a turma em “Bancos de Investimento” com um VP, associate e analista para avaliar e apresentar uma fusão de duas grandes empresas brasileiras. A avaliação final é uma apresentação para o Conselho de Administração da compradora (que na verdade sou eu, e eventualmente outro banker que eu conseguir arrastar para essa “roubada” - voluntários?). Você precisa ter uma boa base para participar deste curso, consulte a Saint Paul sobre os pré-requisitos.


Eu tenho ainda mais orgulho deste curso, que acontece apenas uma vez por ano e já foi aplicado inclusive em dois grandes bancos no Brasil.

Enquanto eu não consigo prestar consultoria para carreira, meu melhor conselho é "vai atrás do que você quer" (saber o que você quer é uma jornada em si!!). Investment Banking não é uma carreira fácil, nem de entrar, nem de se manter. Envolve sacrifícios e um processo de constante auto-invenção (eu me reinvento há mais de 18 anos). Para alguns, pode ser muito gratificante, mas certamente não é uma carreira para todos.


José Securato é Sócio-Fundador da Saint Paul Advisors, uma boutique de M&A.


Quer publicar com a gente? Envie seu artigo para Investmentbanking.com.br@gmail.com


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page